Olá pessoas que misturam por aqui!
Atualmente estou lendo o segundo livro da série Percy Jackson e os Olimpianos, confesso que quando ouvi falar do livro achei que era muuuito chato, ah, como eu estava enganada!
O ladrão de raios é viciante, o autor controla o fluxo de informações muito bem, o que te deixa tremendamente ansioso pelo próximo capítulo, e quando você vê o livro já acabou!
O livro conta a história de Percy, um garoto de 12 anos que tem dislexia e déficit de atenção e que foi expulso de todas as escolas que já estudou, nunca conheceu seu pai e vive com a mãe e com o padrasto em Nova York, até o dia que descobre ser filho de um deus e que várias criaturas da mitologia grega estão espalhadas pelos Estados Unidos tentando matá-lo, primeiro porque o deus que assume ser seu pai havia jurado não ter mais filhos, e segundo porque o raio mestre de Zeus foi roubado e Zeus acredita que o culpado é Percy, e isso o leva a uma longa e divertida jornada em busca do raio mestre, junto com sua amiga Annabeth, também semi-deusa, e Grover, seu amigo sátiro e seu guardião!
Eu adorei vê-lo cruzando com a Medusa, com o Minotauro, com o cão de três cabeças que guarda os portões do Mundo Inferior... o livro foi muito bem escrito, recomendo sem medo!
Eu sempre gostei de Mitologia grega, na verdade gosto da grega, da romana, da nórdica... Sempre achei interessante!
Os gregos criaram todos esses deuses para explicar talentos artísticos, fenômenos da natureza e problemas econômicos, fala sério, eles não eram as pessoas mais criativas do mundo??
Tudo bem que algumas coisas são bem confusas... mas acho que para eles fazia sentido, né?!
O que acho mais interessante é que os deuses eram imortais e viviam lá no Monte Olimpo comandando as relações sociais e políticas dos humanos... mas eles tinham características humanas, da raiva de Zeus surgiam as tempestades, da fúria de Poseidon surgiam as ondas gigantes, da alegria de Démeter surgia o verão e a primavera, enfim, eles tinham sentimentos como nós, não reagiam da mesma forma, é claro, mas sentiam ciúmes, raiva, tristeza, alegria, se apaixonavam, assim como nós... Viu? Até seres imortais criados por mortais podem se apaixonar (Sim, eu pensei em Edward Cullen ao escrever isso!) ^^
Bom, agora vou contar um pouquinho do que sei sobre os Olimpianos: Cronos, que era um titã, não um deus, tinha a mania de comer seus filhos, até que sua esposa lhe deu uma pedra para comer e salvou seu último filho vivo, Zeus. Para você ver que Cronos não era o cara mais esperto do mundo, ele comeu uma pedra pensando ser um bebê. Enfim, como eu ia dizendo, quando Zeus cresceu ele matou seu pai e tirou seus irmãos de dentro da barriga dele, já que os irmãos eram imortais nenhum deles morreu ao ser comido, só ficaram lá no estômago de Cronos enquanto cresciam, ou seja, Cronos era beeem gordinho!
Com o fim de Cronos esses deuses assumiram o controle de tudo lá, Zeus ficou com o céu, Poseidon com o mar, e Hades com o Mundo Inferior e suas riquezas, sabe, ouro, pedras preciosas, essas coisas que precisa cavar para encontrar!
Zeus se casou com Hera, uma das crianças vomitadas por Cronos e deusa do casamento e da maternidade, e acho que ele se casou com mais alguém... Bom, ele era o deus do céu e dos outros deuses, não o deus da fidelidade. ¬¬
Hades se casou com Perséfone, filha de Démeter, deusa da agricultura e das colheitas, que após o casamento da filha e sua partida rumo ao mundo inferior ficou triste e parou de produzir fartas colheitas, então Zeus determinou que Perséfone ficasse parte do ano com seu marido, trazendo a terra o inverno e o outono, e parte do ano com sua mãe, trazendo a primavera e o verão... ou seja, jardins bonitos e colheitas fartas o ano todo, só no mundo inferior, no jardim de romãs de Perséfone, sabe, aquela história toda de que se comer uma de suas romãs fica preso lá para sempre e tal...
Poseindo, deus do mar e dos terremotos, era considerado o deus mais traiçoeiro, por conta de suas ondas e marés instáveis... os gregos diziam que foi quem deu os cavalos aos homens, ele deve ter adaptado algum cavalo marinho...
O meu favorito é Hermes, mensageiro dos mortais, protetor dos médicos, poetas, ladrões e viajantes!
Tem também a famosa Afrodite, deusa da beleza, que teve vários filhos com seu amante, Ares, o deus da guerra, só que eu esqueci o nome dos filhos!
Atena, também acho sua história legal, é a deusa da sabedoria e da guerra, já nasceu adulta, e não foi uma das crianças vomitadas por Cronos, se não estou enganada, era filha de Zeus e nasceu quando ele teve uma dor de cabeça...
Apolo, deus da verdade, da música e do sol...
Artemis, deusa da caça, deusa da lua e gêmea de Apolo...
Dionísio, deus do vinho...
E Hefesto, esse foi filho de Zeus e Hera, se tornou ferreiro e deus do fogo, e era o artesão dos raios de Zeus, este, para compensar Hefesto por sua feiura, lhe deu como esposa Afrodite, que como eu já disse, gostava mesmo era de Ares!
Eu não disse que os gregos eram criativos? Tudo isso, todo esse drama, parece até novela mexicana, sabe, Afrodite traindo Hefesto com Ares, que era detestado pelo pai, Zeus, mas protegido pelo tio Hades, por trazer novos moradores ao mundo inferior, Hades levando embora a filha querida de Deméter, que ficou deprimida e aí a filha passou a visitá-la... Quanta confusão, quanto drama... Muito interessante não é? Melhor que Big Brother...
Beijinhos açucarados!