Mas enfim, no meio de muita conversa e muita pesquisa, a indecisão ainda reina sobre mim. Eu não faço ideia de que carreira escolher, e sei que esse problema é muito comum! Em uma das minhas pequisas encontrei um site muito bacana... o Guia do Estudante. Eu sei que estamos no começo do ano, vestibular ta meio longe, mas quem ta nessa fase de finalização do Ensino Médio sabe que esse tipo de coisa a gente tem que começar a pensar cedo, e o site tem muita coisa bacana pra quem está nessa fase! Ele tem testes e simulados, uns joguinhos, orientação de profissionais, fórum, artigos interessantes sobre várias profissões e mais um monte de coisa que eu ainda não li, mas que parece ser legal! Fica a dica hein!
Então, eu achei que seria bacana pegar algumas informações do site e compartilhar aqui com vocês sobre as profissões mais procuradas, as que tem um mercado de trabalho mais amplo estável, as que estão crescendo e coisa e tal!
Resolvi começar com Arquitetura e Urbanismo, e ao longo da semana, ou mês, tudo depende da quantidade de dever de casa, do fator preguiça e tal, eu vou trazendo outras profissões para vocês, combinado?!
Arquitetura sempre me atraiu... quando eu fazia curso de desenho, ocasionalmente aparecia alguém interessado nesse curso pedindo ajuda, e eu ficava fascinada com os exercícios de perspectiva, enquadramento... e mais um monte de coisa lá que eu via meu professor ensinando, mas não sei explicar o que era!
Então, aqui está o que eu encontrei sobre a profissão no Guia do Estudante:
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ARQUITETURA E URBANISMO E ENGENHARIA CIVIL?
As duas profissões intervêm no meio ambiente por meio de construções. O arquiteto projeta e organiza espaços internos e externos de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. Já o engenheiro civil projeta e executa obras. Ambos atuam na construção de edifícios (comerciais e residenciais etc.), mas o arquiteto tem exclusividade para trabalhos relativos a planejamento urbano e regional, monumentos e patrimônio cultural, enquanto o engenheiro o tem para obras relacionadas à infraestrutura (estradas, pontes, portos etc.).
O mercado de trabalho
O curso
Duração média: cinco anos.
O que você pode fazer
Arquitetura de interiores
Organizar o espaço interno, definindo os materiais de acabamento e a distribuição de móveis, considerando a acústica, a ventilação, a iluminação e a estética.
Arquitetura industrial
Planejar projetos para instalação de indústrias, respeitando as normas e os padrões de técnicos e de segurança exigidos de acordo com a área de atuação do cliente.
Arquitetura verde
Desenvolver projetos residenciais e comerciais que respeitem o meio ambiente e que se integrem com as características naturais do local, a fim de causar o menor impacto ambiental possível.
Comunicação visual
Criar a identidade visual de empresas e produtos, com logotipos e material impresso ou digital.
Paisagismo e ambiente
Desenvolver espaços abertos, como jardins, parques e praças, combinando plantas, pedras, madeiras, calçamento e iluminação
Edificação e construção
Projetar, acompanhar e coordenar obras, definindo materiais e controlando prazos e custos.
Luminotécnica
Fazer o projeto de iluminação de grandes e pequenos espaços. Realizar a iluminação de eventos.
Restauro de edifícios
Recuperar casas e prédios antigos ou deteriorados, mantendo as características originais.
Urbanismo
Planejar uma região, cidade ou bairro, elaborando o plano diretor e o zoneamento que vão direcionar o crescimento.
Bom, é isso! Espero que tenham gostado e que o post tenha esclarecido algumas dúvidas sobre a profissão! Até a próxima!