Hoje em dia muitos jovens acham que ler é chato, tem a mania de falar que odeeeiam ler porque é muuuuito sem graça, mas isso não é verdade!
Acho que, atualmente, com a internet e toda a tecnologia usada em filmes e coisas do tipo, porque alguém perderia tempo imaginando tudo aquilo? É tão mais fácil ir até a locadora e ver tudo pronto. Com a disponibilização de imagens de tudo que é personagem na internet, feitas digitalmente, porque ter o trabalho de imaginar como o personagem é?
E é exatamente aí que tudo perde a graça, o mais legal de ler um livro é imaginar cada detalhe ali descrito. Quando é um bom livro, quando o autor é um verdadeiro contador de histórias, imaginar deixa de ser trabalhoso para ser prazeroso, só não sei porque alguns não perceberam isso ainda... Porque não percebem o quanto a imaginação é importante? O que seria de um pintor, desenhista, ou até aqueles caras que desenham personagens de video game, se achassem que imaginar é trabalhoso demais? Simples, falência.
É fácil ver tudo pronto, mas já parou para pensar no processo por trás de um livro pronto, de um filme editado? Tudo começou com um cara que teve uma ideia, imaginou cada detalhe, e colocou em prática, e sou capaz de jurar que ele se divertiu muito fazendo isso.
Por que os jovens não reservam meia horinha de seu tempo precioso para se sentar em um lugar sossegado e ler um capítulo? É tão bom ser capaz de ler um parágrafo e caminhar pelas estradinhas de um reino distante, imaginar os detalhes do vestido de uma linda princesa, a armadura de um cavaleiro... Eu tenho catorze anos e sei como é, muitos adolescentes passam horas reclamando de tédio, e direcionam seu tempo para a internet, eu faço isso, internet é legal, informação, diversão, tudo muito acessível, mas porque não passar três horas em frente ao pc ao invés de quatro, e ler por um horinha? Já sugeri isso a alguns amigos e quase fui assassinada, mas ler é importante, e imaginar é divertido, e eles ficaram felizes quando seguiram o meu conselho e descobriram o prazer da leitura. Um jovem criativo que gosta de imaginar situações trágicas, divertidas, criaturas fantásticas e personagens cativantes pode se tornar um excelente escritor, aquele que sente prazer em descrever aquilo que imagina, aquilo que leu, adquire um bom vocabulário e se sente confiante perante uma platéia, pode se tornar, portanto, um grande ator, e um excelente professor.
Ler é importante, imaginar é divertido, ver uma imagem é ótimo, pode trazer a tona detalhes que você não tinha percebido, mas a graça é pensar neles do seu jeito, principalmente porque cada um pensa de um jeito, e o personagem que você imagina é diferente do da imagem, e na maioria das vezes, o da sua imaginação é sempre o mais querido!
Ler não é chato, ler é bacana!
Beijinhos açucarados!
Comentários:
Postar um comentário