Haiti

É, hoje vim aqui falar de algo realmente importante. Todo mundo assiste jornal pelo menos uma vez na semana e sabe que a situação no Haiti está complicada, mas não é triste saber que foi preciso um terremoto para destruir Porto Príncipe e acabar com muitas vidas para que o mundo voltasse sua atenção para este país que está com problemas há muito tempo?
Para quem não sabe o Haiti já foi a mais próspera colônia do Novo Mundo, na época os colonos franceses chamavam o lugar de Saint-Domingue, as terras lá eram férteis, e a produção de açúcar chegou a desbancar o açúcar brasileiro na Europa no século XVII. Mas aí veio toda aquela história de república, dividir tudo em República Dominicana e Haiti, reunificar, separar de novo, guerra cívil, e tudo isso resultou na destruição da economia haitiana e agora ele é o país mais pobre da Améria Latina, 45% da população é analfabeta, a expectativa de vida é de 60 anos, e sua renda per capita é extremamente baixa. Agora me fala, isso aparece todo dia no jornal? O mundo inteiro está se mobilizando pelo país, celebridades leiloando vestidos, doando milhões, só pra construir um hospital e uma escola? É claro que não!
É eu sei, um terremoto é uma situação completamente diferente, é uma situação mais urgente e tal, mas poxa, pensasse nisso antes. Um hospital extra nesse momento faria toda a diferença, as pessoas estão sendo atendidas nas ruas, as poucas que estão sendo atendidas, quero dizer, não tem remédio para todo mundo, não tem curativos para todo mundo, não tem médico para atender todo mundo, e os que estão morrendo, que no caso é a maioria, estão sendo enterrados em valas coletivas, ou simplesmente impilhados no meio da rua, facilitando ainda mais a proliferação de doenças. Uma escola com uma boa estrutura seria um abrigo a mais, parece que as pessoas esperam o desastre acontecer para tomar uma atitude, se sabem que esse tipo de coisa pode acontecer lá porque não previnem, porque não instruem os moradores a procurar um abrigo adequado, porque não constroem abrigos adequados?
É legal saber que algumas celebridades estão ajudando o Haiti, mas é triste saber que muitas só fazem isso pela fama, para mais tarde se gabarem de serem umas dessas pessoas ligadas em causas sociais, mas que no fundo não estão nem aí para o problema...
É triste também pensar que os haitianos estão vivendo nessas condições absurdas por causa dos terremotos, mas é ainda mais triste pensar que elas estão vivendo na miséria a anos e as pessoas só se mobilizam quando acontece uma catástrofe e o número de mortos é excessivo.
Beijinhos açucarados!

3 Comentários:

Anônimo disse...

...é
é de concordo
é de conformismo
é de desesperança
é de tristeza
é de impotencia

Robson Freire disse...

Olá Lisa

Sabe o quanto admiro o seu jeito de escrever. Mais uma vez você mandou muito bem, pois os problemas do Haiti não começaram com o terremoto.

Mas o terremoto fez com que as pessoas olhassem para lá e vissem o verdadeiro "inferno de Dante" na terra ao vivo e em cores, via satélite em HD.

Choca a burguesia ver pessoas "pobres" morrendo, ou passando necessidades, mas a grande maioria não faz nada até que algo aconteça, ai como você bem disse: em busca de reconhecimento próprio por ajudar os necessitados.

A luta pelas causas humanitárias são feitas todos os dias pelos abnegados que se entregam de corpo e alma a um ideal, a uma cruzada contra os moinhos do sofrimento de um povo. São pessoas que colocam o amor ao próximo acima de qualquer coisa além do seu próprio umbigo ou fortuna.

Mas são pessoas como você que me fazem acreditar nessa juventude, mais ligada e antenada com o mundo, apenas precisamos mostrar que do outro lado há muita coisa para se ver e ser feita.

Parabéns pela postagem.

Robson Freire

Igor Pimentel disse...

Palmas para o censo de justiça e humanidade, espero que pelo menos 30% da juventude deste planetinha azul solto no infinito pensem assim!

/
 
© 2009 | Coisinhas misturadas | Por *Templates para VOCÊ*