Bom, esse ano passei a virada do ano na praia e achei tudo muito lindo, os fogos, as flores para Iemanjá... o único problema foi a sujeira na praia no dia seguinte.
Porque as pessoas não conseguem se divertir sem sujar? É tão difícil levar para a praia uma sacolinha, jogar ali as latinhas de cerveja, as garrafas de bebida, os copinhos plásticos, as tampinhas de garrafa, cigarro e pacote de biscoito? É sério gente, eu fiquei com medo de andar na praia e acabar com um caco de vidro na sola do pé... Minha amiga ficou com um espinho de uma rosa que jogaram para Iemanjá preso no calcanhar.
Quer saber minha teoria? Iemanjá está tão cansada de ver as pessoas jogando lixo no mar que já não sabe mais dizer o que é lixo e o que é presente, na dúvida ela devolve tudo!
Tudo bem, agora ignorando toda essa coisa de Rainha do Mar, vamos pensar nos peixinhos e aoutras criaturas marinhas, sabia que as tartarugas comem plástico pensando que são algas? Plástico! É absurdo!
Vejo muita gente reclamando da poluição, e vejo essas mesmas pessoas reclamarem abrindo um pacote de bala e jogando o embrulho no chão, porque era muuito díficil colocar no bolso e jogar na lixeira ao chegar em casa.
Visitei cachoeiras lindas e quando cheguei lá encotrei restos de um piquinique descendo pelas pedras... Caramba, bichinhos moram lá tá? Um miquinho já passou por mim uma vez!
Sabe o que eu queria que os miquinhos e as tartarugas fizessem? O mesmo que Iemanjá, devolvessem tudo, e na porta da casa das pessoas que sujaram, porque é muito fácil jogar as coisas por aí, mas e quando o lixo vai parar no se portão? Uma enorme montanha de lixo fedorento impedindo que você saia de casa? Legal né?
Ninguém gosta de morar em um lixão, e as pessoas estão obrigando os bichinhos a viverem em um, e logo, quando o lar dos bichinhos estiver abarrotado, os lixo vai vir parar nas nossas casas!
De que adianta toda essa evolução na tecnologia, urbanização e tal, se as pessoas continuam agindo como homens das cavernas? Pior do que os homens das cavernas aliás, porque acredito que eles respeitavam a Terra, na época eles não sabiam que existiam outros planetas e acho que entendiam que o melhor era cuidar do único lar que eles tinham. Mas adivinha só, mesmo existindo outros planetas, esse aqui é o nosso, único e especial, que nos acolheu e ofereceu tudo para uma vida legal e confortável. Bom, bela forma de agradecer, não acham? Queimando, desmatando e matando, poluindo rios e florestas...
Tudo isso me faz pensar que o Homo Sapiens foi extinto e que somos apenas uma versão mais bonitinha do Homo Erectus, ignorantes, inconsequentes e irresponsáveis!
E um pequeno conselho, ficar esperando que alguém tome uma atitude para salvar o seu lar, e o futuro lar dos seus filhos, netos e bisnetos, não rola, teve toda aquela parada lá em Copenhagen e surgiu alguma solução? É, pois é, o melhor é agir, cuida aí do seu bairro, guarda o seu lixinho na bolsa e depois joga em uma lixeira, arruma uma daquelas bolsas grandonas e legais, costumiza, leva para o mercado para carregar suas compras, porque é muito mais fashion que aquelas sacolinhas plásticas que levam séculos para se decompor, toma um banho rapidinho, e faça xixi no banho ^^! Faça sua parte, é uma parte pequena, mas que ajuda bastante, faça isso pelo planeta em que você vive, pelo planeta que seus filhos vão viver, pelos bichinhos que sofrem com os nossos atos e não podem reclamar! O futuro da Terra está em nossas mãos, isso não é um clichê, é uma verdade.
Beijinhos açucarados!