Um pouquinho de História.

Já que esse mês Itaperuna fez aniversário, resolvi fazer um post contando um pouquinho da história da cidade... Tudo bem, não é lá um tema muito atraente, mas eu ando meio sem assunto, então vamos lá.
Itaperuna é a maior cidade do Noroeste Fluminense, sua população gira em torno de 99.400 habitantes, fica a 362 km do município do Rio de Janeiro, 256 km de Vitória e 654 km de São Paulo.
Ao contrário do que muita gente pensa, Itaperuna não significa "caminho da pedra preta", não se sabe o seu significado pois não se conhece muito do dialeto dos índios que habitavam a região, a tribo Purí.
Dizem que Itaperuna é um nome de origem Tupi Guarani, que Ita significa pedra, Per significa caminho, e Una significa preta... só que esse caminho aí vem do latim e não do Tupi, não se sabe o que significa per em Tupi, mas de qualquer forma isso pouco importa porque os Tupis nunca habitaram a região.
Os índios Purís eram nômades, e encontraram na região condições favoráveis para habitação. Viveram aqui por 200 anos, até que os brancos chegaram e em troca de seus serviços ofereciam bebidas alcólicas, em cerca de 100 anos já não havia mais índios Purís, pois morreram de alcoolismo e por contraírem doenças dos homens brancos.
Eles eram adeptos de rituais canibais, sempre que algum morria lutando eles comiam sua carne em um ritual para adquirir um pouco de sua coragem de morrer lutando.
A princípio Itaperuna era uma vila de nome São José do Avaí, e em 6 de dezembro de 1889 se tornou município e adotou o nome de Itaperuna. Em 10 de maio de 1889 foi feita a primeira eleição para a Câmara de Vereadores, sendo a vitória dos Republicanos, que tomara posse em julho do mesmo ano, sendo portanto a primeira Câmara Republicana do país, em pleno regime monárquico.
Foi também em 1927 a maior produtora de café do país.
Foi assim que começou, agora a cidade conta com hospitais excelentes e médicos com reconhecimento nacional e internacional, na área cardíaca e neurológica. Conta também com excelentes faculdades particulares e públicas, além do IFF, antigo CEFET Campos.
É uma cidade quente, muito quente, a mais quente do estado, chegando a temperatura de 43º em seus dias mais quentes.
Itaperuna possui a segunda mais réplica do Cristo Redentor, provavelmente o único ponto turístico bonitinho da cidade.
Dias históricos em Itaperuna foram os dias em que o time da cidade, Itaperuna Esporte Clube, antigo Porto Alegre, disputou com grandes times do estado. O Itaperuna já venceu times como o Botafogo, Fluminense e Flamengo, mas nunca conseguiu nem empatar com o Vasco.
A Merco Noroeste, maior feira comercial da região era realizada em Itaperuna, mas dizem que este ano será realizada em outro lugar, que pena, era uma festa legal!
Enfim, não é a melhor cidade do mundo, não tem muita coisa para fazer aqui, a prefeitura não investe muito no turismo, e não é uma cidade muuuito bonita, mas... dá para viver tranquila!
Beijinhos açucarados!


Comentários:

/
 
© 2009 | Coisinhas misturadas | Por *Templates para VOCÊ*